Públicado em: 02 de maio de 2019

Muitos campistas entram em contato com a Pura Vida solicitando informações sobre como montar um motorhome aqui no Brasil.

São várias dicas, sugestões, ideias, palpites sobre as montagens, porém, sabemos que cada campista tem um tipo de perfil, jeito, tamanho (gordinhos e magrinhos, altos e baixos), mas algumas dicas acreditamos que possam valer para, ao menos, fazer pensar melhor nas montagens dentro de vans (Sprinter, Master, Ducato, etc), que será o foco dessa matéria.

Os carros devem ser pensados de forma mais independente, ou seja, no Brasil não temos tantos campings, ou locais de paradas, igual nos EUA, Europa ou Australia. Ou seja, autonomia em água e energia faz-se necessário.

Nesse caso, é interessante pensarmos sempre em 2 grandes pilares de um motorhome: Água e Energia. Apresentaremos também algumas dicas com relação a estrutura geral do veículo (equipamentos e layout, por exemplo).

ÁGUA

Interessante pensar em registros de água de forma segmentada, ou seja, um registro para pia do banheiro, outro para chuveiro, outro para o vaso sanitário, etc. Assim, isola-se possíveis vazamentos e possibilita-se continuar a usar todo o restante da estrutura do carro.

Atentar com reservatórios embaixo do veículo, apesar de dar mais estabilidade no carro, pode furar mais facilmente devido a pedras e buracos nas estradas, nesse caso, é importante pensar numa proteção em baixo do veículo bem adaptada e resistente.

Caixa de detritos automática é outro item que dá muito mais conforto ao proprietário do veículo. Ou seja, é apertar um botão e pronto! Em locais próprios para descarte, é claro!!

ENERGIA

Semelhante à água, outra dica interessante é segmentar os disjuntores de energia da casa, assim, quando houver qualquer problema num circuito, é possível isolar separadamente e continuar utilizando os outros utensílios da casa.

Painéis solares em cima do veículo também são um ponto importante para se pensar, o carregamento das baterias com o veículo parado ajuda, e muito, na autonomia da energia armazenada.

Caso sua ideia seja colocar um gerador (diesel ou gasolina) em seu motorhome, comece estruturando o carro já no momento da montagem. Assim, pode-se alertar a empresa que estiver montando para melhorar a isolação acústica e térmica no local do gerador (evitando aquecimento das camas, caso o gerador fique no porta malas do veículo), tubulação para saída do escapamento do gerador e também otimizar toda a parte elétrica do MH.

Em se tratando da estrutura do carro, algumas colocações são muito importantes para discussão:

BANHEIRO

Chuveiro separado do vaso sanitário?? Dúvida que muitos possuem.

Fique atento principalmente se você e sua família tiverem uma estrutura um pouquinho maior (gordinhos e altinhos! Hehe), pois  separar o chuveiro do vaso sanitário acaba deixando os ambientes um pouco menores. Há ideias de banheiros que o vaso sanitário está junto do chuveiro que agradam muitos clientes e otimiza um bom espaço no motorhome. Essa ideia da Eurohome é interessante!

Site Eurohome

GÁS

Medidor de nível de gás é legal para não precisar ficar retirando o botijão do interior do veículo para verificar se está acabando ou não.

Registros de gás também segmentados é importante para achar de forma mais fácil possíveis vazamentos (um registro para chuveiro, outro para fogão interno e outro para fogão externo, quando houver)

AR CONDICIONADO

Ar condicionado dentro do quarto de casal muitas vezes pode ser arriscado. Gela a alma! haha Colocando perto da cabine do motorista é uma ideia, mas perde-se um pouco de altura no interior do carro, entre a cabine e a casa, mas é uma ideia que já recebemos vários elogios.

COZINHA EXTERNA

A cozinha externa é um investimento interessante. No momento daquele churrasquinho em que o pessoal está do lado de fora, tomando uma cervejinha, é legal que a pessoa que está fazendo um arroz, ou macarrão, esteja junto!

GELADEIRA

Já pensou na geladeira nesse local?! Evita precisar ficar entrando dentro do carro toda hora e sujando o piso. Ajuda também para os veículo que tem aquela mini cama de casal, possibilitando abrir a geladeira para pegar uma água de noite, mesmo com a mini cama de casal montada.

Bom, a Pura Vida espera ter agregado com alguma ideia para a montagem do seu motorhome!

Dúvidas podem nos retornar!

Pura Vida a todos!!!

Topo