No mês em que comemora-se 522 anos do descobrimento do Brasil nós queremos te contar um pouquinho mais sobre onde tudo começou.

A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.

Conheça a Rota do Descobrimento, um roteiro formado pelas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte que foi tombado como Patrimônio Natural Mundial da Unesco em 1999.

  1. Primeiro ponto de terra avistado por Cabral em 1500, o Monte Pascoal é uma formação rochosa com 536 metros de altura localizada na cidade de Itamaraju. Fica a 62 quilômetros de distância de Porto Seguro, onde a armada do navegador português desembarcou para tomar posse da nova terra.

O monte faz parte atualmente do Parque Nacional do Monte Pascoal, e pode ser visitado diariamente. Para chegar lá é preciso pegar a BR-101 entre Vitória e Salvador, com uma distância rodoviária de 178 quilômetros de Porto Seguro. 

  1. Nos fundos da baía de Santa Cruz Cabrália, a cidade de Porto Seguro foi fundada como o primeiro abrigo dos portugueses após descobrirem as novas terras. Antigamente não existia quase nada, apenas comunidades de índios tupiniquins e pataxós. Porto Seguro é um destino de férias para quem busca conhecer mais da história do Brasil e praticar esportes de ecoturismo.
  2. Arraial D’Ajuda e Trancoso: o distrito de Trancoso é um capítulo à parte da visita à Rota do Descobrimento. As praias facilmente lembram os paraísos caribenhos e a história está presente a cada esquina. O conhecido “Quadrado” corresponde ao centro antigo de Trancoso, com a igreja de São João Batista e diversas lojas e restaurantes instalados em imóveis construídos no século 17. Em Arraial D’Ajuda, também está outro capítulo especial da história brasileira. Todo o centro da cidade é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Entre os imóveis estão a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, construída em 1551, e o mirante que dá vista para toda a região.

Dica para sua parada:

Quer estacionar seu Motorhome e curtir um passeio pela rota do Descobrimento? Para no Camping Villa Segovia em Corumbau (BA)

Localizado ao lado da pousada Villa Segovia com árvores e pássaros nativos.

Os passeios de escunas e barcos proporcionam imagens de rara beleza onde se pode percorrer o caminho feito pela esquadra portuguesa em 1500, avistando-se assim o Monte Pascoal.

O camping Villa Segovia dispõe de:

– Ponto de água e de luz (220v.);

– Banheiros;

– Pias e tanques;

– Chuveiro de praia;

– Cozinha comunitária;

– Churrasqueiras;

– Sinal de parabólica;

– Sinal de internet wireless;

– Área murada e cercada ao redor do camping;

– Parquinho para criança;

– Restaurante à La Carte;

– Pizzaria à noite;

– Estacionamento particular.

Dica de Itinerário de Passeio:

1˚ parada é no Centro Histórico de Porto Seguro

A cidade conta com diversos monumentos históricos que remetem à época colonial. Em função disto, o local tem grande riqueza cultural, além de uma vista encantadora. As marcas da herança colonial são evidentes na cidade. 

Além dos monumentos históricos e a paisagem exuberante que esse local apresenta, você ainda pode se deliciar com as maravilhosas comidas típicas.

Restam  48 moradias que não foram destruídas com o passar do tempo. Além disso, há duas igrejas ali presentes, um museu histórico, o farol, as ruínas da antiga escola dos seminaristas, e o marco do descobrimento trazido pelos portugueses no ano de 1503 e se você gosta de artesanatos, esse é o local ideal para conhecer! Afinal você pode encontrar diversos indígenas que vendem suas produções na feira do artesanato.

2˚parada Coroa Vermelha, Distrito de Santa Cruz Cabrália

Coroa Vermelha é onde a primeira missa foi recitada no Brasil. Para marcar esse momento histórico, uma cruz foi firmada no local, como um símbolo. Por isso, ela é considerada um dos principais pontos turísticos dessa região.

Na praia de Coroa Vermelha, você encontrará remanescentes coloniais do Brasil, enquanto aprecia a culinária mais popular da Bahia.

No local é possível admirar os corais que ali se encontram. Esse nome é por causa dos grandes recifes de corais no fundo do mar, que tem uma cor bem alaranjada.

Essas são algumas dicas para tornar o seu passeio mais rico e delicioso, mas a região conta com muitas atrações que você pode aproveitar.

E aí, deu vontade de passear pela Rota do descobrimento?

Reserve já seu MotorHome e bora descobrir o Brasil!

cropped-Logo_puravida_branca.png

© Motorhomes Pura Vida 2021.

Desenvolvido por Agência Incom

Cadastro de investidor