No mês em que comemora-se 522 anos do descobrimento do Brasil nós queremos te contar um pouquinho mais sobre onde tudo começou.
A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.
Conheça a Rota do Descobrimento, um roteiro formado pelas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte que foi tombado como Patrimônio Natural Mundial da Unesco em 1999.
- Primeiro ponto de terra avistado por Cabral em 1500, o Monte Pascoal é uma formação rochosa com 536 metros de altura localizada na cidade de Itamaraju. Fica a 62 quilômetros de distância de Porto Seguro, onde a armada do navegador português desembarcou para tomar posse da nova terra.
O monte faz parte atualmente do Parque Nacional do Monte Pascoal, e pode ser visitado diariamente. Para chegar lá é preciso pegar a BR-101 entre Vitória e Salvador, com uma distância rodoviária de 178 quilômetros de Porto Seguro.
- Nos fundos da baía de Santa Cruz Cabrália, a cidade de Porto Seguro foi fundada como o primeiro abrigo dos portugueses após descobrirem as novas terras. Antigamente não existia quase nada, apenas comunidades de índios tupiniquins e pataxós. Porto Seguro é um destino de férias para quem busca conhecer mais da história do Brasil e praticar esportes de ecoturismo.
- Arraial D’Ajuda e Trancoso: o distrito de Trancoso é um capítulo à parte da visita à Rota do Descobrimento. As praias facilmente lembram os paraísos caribenhos e a história está presente a cada esquina. O conhecido “Quadrado” corresponde ao centro antigo de Trancoso, com a igreja de São João Batista e diversas lojas e restaurantes instalados em imóveis construídos no século 17. Em Arraial D’Ajuda, também está outro capítulo especial da história brasileira. Todo o centro da cidade é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Entre os imóveis estão a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, construída em 1551, e o mirante que dá vista para toda a região.
Dica para sua parada:
Quer estacionar seu Motorhome e curtir um passeio pela rota do Descobrimento? Para no Camping Villa Segovia em Corumbau (BA)
Localizado ao lado da pousada Villa Segovia com árvores e pássaros nativos.
Os passeios de escunas e barcos proporcionam imagens de rara beleza onde se pode percorrer o caminho feito pela esquadra portuguesa em 1500, avistando-se assim o Monte Pascoal.
O camping Villa Segovia dispõe de:
– Ponto de água e de luz (220v.);
– Banheiros;
– Pias e tanques;
– Chuveiro de praia;
– Cozinha comunitária;
– Churrasqueiras;
– Sinal de parabólica;
– Sinal de internet wireless;
– Área murada e cercada ao redor do camping;
– Parquinho para criança;
– Restaurante à La Carte;
– Pizzaria à noite;
– Estacionamento particular.
Dica de Itinerário de Passeio:
1˚ parada é no Centro Histórico de Porto Seguro
A cidade conta com diversos monumentos históricos que remetem à época colonial. Em função disto, o local tem grande riqueza cultural, além de uma vista encantadora. As marcas da herança colonial são evidentes na cidade.
Além dos monumentos históricos e a paisagem exuberante que esse local apresenta, você ainda pode se deliciar com as maravilhosas comidas típicas.
Restam 48 moradias que não foram destruídas com o passar do tempo. Além disso, há duas igrejas ali presentes, um museu histórico, o farol, as ruínas da antiga escola dos seminaristas, e o marco do descobrimento trazido pelos portugueses no ano de 1503 e se você gosta de artesanatos, esse é o local ideal para conhecer! Afinal você pode encontrar diversos indígenas que vendem suas produções na feira do artesanato.
2˚parada Coroa Vermelha, Distrito de Santa Cruz Cabrália
Coroa Vermelha é onde a primeira missa foi recitada no Brasil. Para marcar esse momento histórico, uma cruz foi firmada no local, como um símbolo. Por isso, ela é considerada um dos principais pontos turísticos dessa região.
Na praia de Coroa Vermelha, você encontrará remanescentes coloniais do Brasil, enquanto aprecia a culinária mais popular da Bahia.
No local é possível admirar os corais que ali se encontram. Esse nome é por causa dos grandes recifes de corais no fundo do mar, que tem uma cor bem alaranjada.
Essas são algumas dicas para tornar o seu passeio mais rico e delicioso, mas a região conta com muitas atrações que você pode aproveitar.
E aí, deu vontade de passear pela Rota do descobrimento?
Reserve já seu MotorHome e bora descobrir o Brasil!